A procura de tatame para atletas lutarem não é novidade, mas as clínicas de fisioterapia começam a busca por tatames de qualidade para tratar desses atletas.
Infelizmente contusões e acidentes são uma realidade para todos nós, independente de sermos atletas profissionais ou amadores, de estarmos dentro das academias ou não, de usarmos tatames de qualidade ou não.
Mas se a academia errou em não ter um tatame de eva de qualidade para seus atletas treinarem já é um erro e inclusive essa pode ser a causa da lesão que muitos sofrem. As clínicas de fisioterapia buscam melhorar a qualidade de seus materiais de trabalho.
As dores de quem está em tratamento já são um incômodo muito grande, o processo de fisioterapia é árduo, cansativo e desgastante. Por muitas vezes desistem desse processo por ser longo, então ter as condições mais adequadas possíveis é uma necessidade para as clínicas e seus doutores.
Em atletas profissionais a fisioterapia desportiva está sempre presente, sendo bastante importante em seu cotidiano, principalmente pelo papel preventivo.
Mesmo que a Fisioterapia Desportiva tenha uma carência muito grande atualmente ela é de suma importância para orientação e conscientização.
O atleta profissional e até o amador precisa entender que sua ferramenta de trabalho ou “dispositivo de diversão” é seu corpo, e caso ele se lesione, poderá perder boas lutas e dinheiro (para os profissionais) e o trabalho e bem estar (no caso dos amadores).
Para quem pratica e luta precisa evitar ao máximo se lesionar, por isso a importância da presença da Fisioterapia Preventiva em seu cotidiano. Para o caso dos lesionados é preciso o equipamento certo para o tratamento.
Independente de ser profissional ou amador é preciso ter conhecimento de que a Fisioterapia Preventiva é uma das prioridades para o rendimento, pois evita o surgimento de lesões.
Os principais trabalhos do Fisioterapeuta na prevenção ou mesmo no tratamento de lesões são (sem um bom tatame o trabalho ficará comprometido):
-
Analisar e corrigir posturas
-
Treinamento sensório-motor
-
Trabalhando agilidade
-
Pliometria
-
Flexibilidade
-
Equilíbrio
-
Resistência
-
Força e propriocepção