Notícia sobre o recorde na produção do calçado veio direto da Alemanha
Na edição de 2014 da GDS – Global Destination for Shoes & Accessories, que ocorre convencionalmente em Düsseldorf, na Alemanha, a representantes da World Footwear apresentaram o último anuário com todo os números relevantes de produção, consumo e dados do mercado internacional referentes a 2013. De acordo com a publicação deste último ano (2014), os níveis de produção de calçado continuam quebrando recordes, ultrapassando os 22 bilhões de pares pela primeira vez em 2013. Dessa forma estabelecendo o último recorde na produção de calçados no mundo.
Os resultados dos países deste último levantamento da indústria permanece praticamente inalterada em relação a anos anteriores. A China continua sendo o líder indiscutível, produzindo quase 2 de cada 3 pares de sapatos vendidos no mundo. No seu conjunto, a Ásia é a fonte de 87% do calçado produzido em todo o globo.
Os padrões geográficos de consumo mostram mais informações: ao longo dos últimos quatro anos, a Ásia aumentou a sua quota do total mundial de 49% para 51%, com a China liderando o consumo de calçado em termos de volume, ao mesmo tempo que consolidou a sua posição ao longo dos últimos anos. Estados Unidos e Índia seguem logo atrás.
O World Footwear estima que, no ano retrasado, o comércio internacional de calçados estabeleceu novos recordes, com as exportações atingindo 14,4 bilhões de pares e 119 bilhões de dólares. A causa é o reforço da liderança da China nas exportações, que cruza o índice de 40% pela primeira vez.
Os 15 melhores exportadores em 2013 incluem nove países europeus, cinco países asiáticos e os Estados Unidos. Entre este grupo de países, a Itália registrou o maior preço de exportação médio (48,78 dólares), seguido por Portugal e França.
Segundo matéria publicada pela Abicalçados no começo deste ano existe uma expectativa otimista com relação as exportações de calçados do Brasil, principalmente chinelos (feito com placas de borracha microporosa).
Fonte: Jornal Exclusivo