A princípio é normal que o microempreendedor realize sozinho todas as etapas da produção, desde a confecção da peça, até o acabamento final.
Porém, conforme a empresa vai crescendo e a demanda de pedidos aumenta, nem sempre é possível fazer todo o processo sozinho.
Ainda que não seja o caso de contratar funcionários, terceirizar uma das etapas pode ser bastante interessante.
Tanto pelo custo da terceirização ser mais baixo do que o de um funcionário efetivado, quando por ser menos burocrático.
Vantagens de terceirizar uma etapa
Ao contratar os serviços de uma empresa para realizar um dos passos da produção, você economiza tempo, esforço e, muitas vezes, dinheiro.
Você deixa de gastar com a compra, bem como reposição de materiais necessários para realizar aquele serviço.
Muitas vezes, o valor pago em material e equipamentos para, por exemplo, confecção de chinelos é maior do que comprar peças já preparadas para seguirem pelo processo de produção.
Seja como for, quando o número de pedidos cresce, muitas vezes não há tempo para realizar sozinho todo o processo e a terceirização resolve esse problema.
Uma vez que você pode fazer um pedido grande de peças por um valor muito mais em conta e que atenderá a um número maior de pedidos.
Crescimento da empresa
Ao passo que a empresa cresce, igualmente acontece com sua agenda de clientes, o que tem como resultado um número muito maior de pedidos.
Como mencionado anteriormente, para dar conta da demanda muitas vezes precisamos de ajuda.
Parcerias com outras empresas que fornecem matéria prima e realizam uma das etapas da produção pode, por fim, otimizar toda a produção e aumentar o número de vendas.
Além do mais, ao economizar tempo e dinheiro em uma ou mais etapas, você pode se especializar em outras e aumentar ainda mais a qualidade do produto final.
Terceirizar ou contratar mão de obra?
Ambas as opções tem prós e contras. Uma vez que você decide contratar funcionários, você precisa estar de acordo com as leis trabalhistas.
Salário, férias, décimo terceiro salário, por exemplo, são alguns dos direitos que devem ser respeitados se acaso haja contratação de pessoal.
Por outro lado, centralizar todo o processo pode garantir que você fique de olho em toda a produção e adeque o trabalho conforme as suas necessidades.
Todavia, terceirizar uma etapa para uma empresa que já esteja no mercado pode poupar tempo e dinheiro, uma vez que o pessoal não precisa de treinamento.
Afinal, a qualidade do trabalho feito por uma empresa especializada às vezes pode ser maior do que de um novo funcionário em treinamento e o número de peças entregues pode ser muito maior.
Analise qual a melhor opção para você
Visto que as duas opções tem suas vantagens e desvantagens, a decisão deve ser tomada com calma e principalmente planejamento.
Em síntese, você deve ter em mente as suas necessidades e da sua empresa. Empresas de grande porte podem optar não apenas por contratar funcionários, como também terceirizar trabalhos com alta demanda.
Mas caso sua empresa esteja em ascensão, essa pode ainda não ser a sua realidade financeira.
Por isso, coloque na balança os prós e contras e analise o que melhor atenderá as necessidades da sua empresa, bem como dos seus clientes.
Por fim, se optar por terceirizar, pesquise as melhores empresas disponíveis no mercado e negocie o preço dos pedidos.
Ademais, muitas empresas contam com ótimos descontos para grandes pedidos, o que poupará ainda mais dinheiro e tempo.
Esperamos que você tenha tido bom proveito dessas dicas. A fim de mais artigos como esse, fique por dentro de nossas postagens. Até mais!