Promoção cultural entre seus clientes pode aproximar eles com a sua marca e também aumentar suas vendas
Promoção cultural não é sorteio, por isso não é necessário avisar instituições do governo e utilizar os números sorteados por eles, que são considerados oficiais. Mas não se preocupe, nós iremos facilitar para você.
Peça para seus clientes fazerem “algo” (vamos falar daqui a pouco sobre esse “algo”) e ofereça a eles um prêmio pelo melhor, mais criativo ou mais rápido. Vamos começar pensando no que pedir aos clientes, no “algo”.
É importante pedir algo que tenha relevância e vínculo com o seu negócio. Então se tem uma fábrica de chinelos peça um desenho de estampa ou fotos com os compradores dos seus chinelos, ou ainda a foto do próprio cliente com um chinelo que ele produziu.
A ideia precisa ser criativa, mas também não pode ser uma missão impossível, senão poucas pessoas irão querer participar. Uma sugestão é que não peça para as pessoas compartilharem, pois é quase impossível avaliar se o participante realmente cumpriu a solicitação. Se enganar e omitir resultados sem ter certeza do ganhador pode te trazer problemas até judiciais.
Ao anunciar sua promoção deixe claro que existe uma data inicial, final, uma comissão ou especialista que irá de forma imparcial anunciar o vencedor e finalmente um prêmio. Mas você pode ainda pedir para os próprios clientes votarem (curtirem se for no Facebook) no melhor ou mais bonito. Isso te trará um engajamento e participação ainda maior.
Não se esqueça de colocar a disposição um prêmio que realmente encha os olhos e motive os clientes a participarem e até ajudar a divulgar para os amigos das redes sociais. Com um prêmio muito simples e/ou desinteressante pode fazer com que todo seu esforço seja perdido.
Vamos ver o seguinte exemplo prático:
“Cliente, que tal você ganhar um “ótimo prêmio” neste mês de outubro? Apresentamos a primeira Promoção Cultural da “sua empresa”. Para você concorrer poste em nossa página do Facebook “algo” e peça para o máximo de amigos curtirem (você pode até marcar amigos na sua postagem, mas não compartilhe, pois atrapalhará a contabilização do resultado). Sua participação deverá acontecer entre o dia X até o dia X e a postagem com o maior número de curtidas ganhará”.