Já percebeu que muitas vezes seus clientes compram de você por sua causa e não exatamente por causa do preço ou qualidade? Isso é o empreendedor motivado dando sua cara ao negócio.
Os clientes querem confiar em alguém, alguém que entenda eles e suas necessidades, que entreguem o prometido e algo a mais. Esse algo a mais é o diferencial em um mercado competitivo e não precisa ser necessariamente o preço ou a diferença absurda de qualidade nos produtos. Pode ser simplesmente você.
Um ambiente atrativo deixará o Empreendedor motivado. Dê a sua ao seu negócio.
Muitos clientes gostam de você, mas não só por ser você, gostam de algo que você os entrega. Algo no atendimento, como uma atenção especial quando conversam sobre o mercado ou quando você deixa de falar sobre negócios e pergunta como estão os filhos do seu cliente.
Muitas vezes pode ser a organização do seu escritório, por ser limpo, organizado, bem decorado, confortável, pode ser para seu cliente o refúgio que ele precisa quando sai do dele. Como muitos são viciados em café ou chá, quem sabe o sabor do seu não tem algo de especial e atraia vários clientes. Conheço muitos exemplos de que isso é um fato.
Se você começasse a pensar que os produtos que você vende não são mais para os seus clientes e sim para você, o que faria de diferente? O que mudaria neles? Mudaria cores? A embalagem? Dê ao seu produto a sua cara também, pois o seu gosto pode ser o diferencial no mercado. Não mude tudo de uma vez, mas faça alguns testes e pergunte aos seus clientes o que eles acham.
Quanto mais você der à sua empresa a sua própria personalidade e identidade, tratando como se fosse um filho seu, mais envolvimento e comprometimento você terá em fazer ela crescer. Isso lhe proporcionará uma paixão que pode sustentar sua motivação por mais tempo.
Só não deixe o envolvimento barrar mudanças necessárias, afinal de contas, dar um puxão de orelha em nosso “filho” pode fazer ele crescer ainda mais forte, não é verdade?
Daqui alguns dias ou amanhã publicaremos o próximo artigo sobre motivação. Queremos ver você lucrando cada vez mais. Até a próxima!
Experimente mudanças no seu negócio, no seu escritório e nos conte aqui.