Talvez, cerca de dez anos atrás, você sequer saberia do que se trata. Contudo, na última década, o crescimento da demanda por esse esporte tem sido impressionante.
Isto é por conta da vitória marcante do Brasil na modalidade nas Olimpíadas do Rio Janeiro, quando a arte marcial conquistou os olhares de toda a nação.
Um pouco sobre a luta
A princípio, a arte marcial de origem tailandesa é uma das mais potentes formas de embate por contato, e estima-se que foi desenvolvida há cerca de dois mil anos.
Tornou-se popular em meados do século XX, quando atletas tailandeses derrotaram representantes de diversas outras artes marciais, trazendo o Muay Thai aos holofotes internacionais.
O poder dos golpes e condicionamento físico do atleta têm como base a perfeição de cada movimento, aproveitando-se de posições bases estáveis e golpes realizados com as articulações dos braços e pernas.
Por ser considerado um esporta radical e um tanto quanto perigoso, sua prática em campeonatos e semelhantes é rigorosamente regulamentada pelo Conselho Mundial de Muay Thai e pela Federação Internacional de Muay Thai amador.
Em resumo, é um esporte extremamente forte e perigoso quando praticado inadvertidamente, por isso, se você se interessa pela arte, procure manter-se (e aos outros) a salvo.
O crescimento do Muay Thai no Brasil
Como anteriormente mencionado, o Muay Thai ganhou o interesse brasileiro quando, em ocasião das Olimpíadas no Rio de Janeiro, conquistou a medalha da modalidade.
Com isso a demanda pelo esporte por parte da população explodiu, o que exigia, assim, um preparo bastante específico por parte das academias.
Contudo, a procura foi tão repentina que não haviam professores que dominassem a técnica o bastante para treinar os novos alunos.
O problema foi sendo resolvido com o tempo, uma vez que a difusão do esporte foi ganhando força e novos professores foram sendo formados.
Dessa forma, calcula-se que o esporte siga com seu crescimento vertiginoso, tornando cada vez mais necessário o preparo das academias para atender à procura.
Estrutura
Se acaso você seja dono ou administrador de uma academia e pretenda disponibilizar treinamento de Muay Thai, é preciso que tenha algumas coisas em mente.
Em primeiro lugar, um professor verdadeiramente capacitado e que respeite as recomendações para o bem-estar e integridade dos alunos é primordialmente importante.
Afinal, você não quer que nenhum de seus alunos saia machucado em razão da prática indevida do exercício, não é mesmo?
Em seguida, você precisa dar atenção especial ao solo sobre o qual as aulas serão ministradas.
Ademais, os tatames originalmente planejados para outras modalidades de luta, como boxe e karatê, podem muito bem lhe atender.
Mas você pode julgar interessante investir em um material mais grosso e resistente, pois os impactos e quedas são bastante frequentes durante a prática.
Por que disponibilizar aulas na sua academia
Como dissemos anteriormente, a procura pelo esporte tende a crescer cada vez mais, e movimentar a economia do setor ainda mais.
Muitas pessoas em busca de condicionamento e fortalecimento físico buscam treinamentos funcionais, como o de artes marciais, por exemplo.
E, assim, o Muay Thai atrai a atenção de quem busca um corpo poderoso mais rápido, em razão de ser um dos mais eficientes .
Por isso, se você quiser ficar na crista da onda, busque por professores especializados e prepare a estrutura do seu estabelecimento para que possa promover aulas eficientes e seguras.
E aí, já tem o que é necessário para participar da febre e aumentar os lucros da sua academia?