Brazilian Footwear leva 19 marcas de calçados brasileiros para feira em Las Vegas
Terminou ontem em Las Vegas a FN Platform, feira calçadista organizada pela revista Footwear News, parte da Magic Market Week, que reuniu cerca de 1.600 expositores.
Las Vegas, nos Estados Unidos, é famosa pelas despedidas de solteiro americanas, cassinos e muita diversão, mas também vem se tornando palco de eventos importantes para o mundo dos negócios.
Brazilian Footwear levou 19 marcas de calçados brasileiros para feira em Las Vegas
Ao todo foram 19 marcas de calçados brasileiros desembarcar no Hemisfério Norte. São elas: Rider, Grendha, Zaxy, Ipanema, Mel by Melissa, Anatomic & Co, Bottero, Schutz, Pampili, Boaonda, Shoetherapy, Amazonas Sandals, Stéphanie Classic, Carrano, Ferracini 24h, Dumond, Lilly’s Closet, Capodarte e Pimpolho.
Fábricas de chinelo e sandália são minoria, mas com marcas fortíssimas no exterior.
A participação brasileira foi organizada pelo Brazilian Footwear, programa de promoção de exportações de calçados brasileiros, uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Os Estados Unidos são o principal importador calçados brasileiros. Em 2014, os norte-americanos compraram 11,85 milhões de pares de calçados brasileiros, o equivalente a US$ 193,67 milhões, 2,2% a mais do que o registrado em 2013. Em janeiro de 2015, 1,20 milhão de pares foram enviados para lá, gerando US$ 12,09 milhões.
Se tratando do principal mercado importador de calçados brasileiros, o evento foi muito positivo.
“A cada edição, a feira tem se mostrado mais internacionalizada, com compradores não apenas dos Estados Unidos, mas também de outros países da América do Norte, América Central e América do Sul, além de alguns compradores da Europa e Ásia, o que tem aumentado a realização de negócios das marcas brasileiras no evento”, enfatiza a analista da Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados,Ruísa Korndorfer Scheffel.
A edição de 2014 foi positiva para os brasileiros. Com 17 marcas nacionais expondo seus calçados, a participação verde-e-amarela resultou em US$ 725 mil em negociações e expectativa de cerca de US$ 4 milhões nos meses seguintes, decorrentes de negócios futuros.
Em paralelo
Como parte do Export Thinking – projeto que contempla um seminário preparatório, serviço de matchmaking e uma plataforma comercial, que normalmente é uma feira comercial -, o Brazilian Footwear realizou um seminário preparatório para as marcas brasileiras no dia 16 de fevereiro, um dia antes do início da feira, e abordou assuntos como plano de vendas no varejo americano, exigências do mercado e agentes comerciais nos EUA. “Além disso, o Brazilian Footwear promoveu um serviço de matchmaking, realizado pela empresa Euromonitor International, que buscou potencializar os negócios entre as marcas brasileiras e compradores norte-americanos”, explica Ruísa.
Além disso, o Brazilian Footwear teve um lounge de relacionamento com compradores internacionais, um local de descanso e também de aprendizado sobre as marcas brasileiras e seus produtos.
Fonte: Abicalçados