Em primeiro lugar, faça-se uma pergunta: quantas vezes você deixou de comprar algo porque achou o preço muito alto?
Em seguida, pense, você consegue expressar a razão por ter achado o preço de determinado produto acima do que julgaria ideal?
Provavelmente isso aconteceu porque o valor do produto não condizia com o preço pelo qual estava sendo vendido.
Em outras palavras, você não percebeu naquele produto um benefício que justificasse o preço estabelecido.
Por isso, providenciamos este artigo completo, para que você entenda a importância de Preço VS Valor do chinelo!
Mas qual a diferença entre preço e valor?
Em síntese, preço confere o montante de dinheiro que você deve dispor para adquirir determinado bem.
É o valor referente a “quanto custa” economicamente a mercadoria que você deseja adquirir e que, se acaso não for bem planejado, pode desencorajar os clientes a comprarem o seu produto.
Por outro lado, o valor representa o conjunto de benefícios individuais e sociais que aquele produto significa.
Seja o benefício do consumo em si de uma mercadoria, como o conforto e durabilidade de um calçado, como alguma atividade filantrópica realizada com o dinheiro arrecadado nas vendas dos seus chinelos.
Quando você estabelece um valor claro e digno ao seu produto, o preço dele se faz justificado e a sensação de “está muito caro” dos clientes tende a diminuir.
Isto é, o preço não vai cair nem aumentar, apenas a percepção do cliente de Preço VS Valor do chinelo para si ou para a sociedade como um todo.
Como estabelecer o valor do chinelo?
Para que você possa estabelecer Preço VS Valor do chinelo que faça sentido e encoraje o comprador, é preciso que haja um estudo minucioso do seu público alvo e do meio ao qual está inserido.
Você deve levar em conta também a missão, visão e valor da sua empresa, pois uma atividade filantrópica precisa estar de acordo com a identidade da sua marca.
Assim, quando você perceber quais atividades precisam ser desempenhadas na sociedade, como iniciativas sustentáveis, por exemplo, fica mais fácil planejar a estratégia de Preço VS Valor.
Só para exemplificar, supomos que você chegue à conclusão de que sua empresa deve optar por produção sustentável e também colaborar com doações à fundos de caridade.
Então, você deve implementar um processo eficiente, para que a mudança não atinja seus lucros de forma expressiva.
Também devem ser organizadas estratégias de marketing, a fim de comunicar a sociedade do novo posicionamento do seu negócio.
Por conseguinte, outras empresas seguirão o mesmo caminho e o seu impacto na sociedade justificará ao cliente o preço pelo qual ele está adquirindo o seu produto.
Identidade da sua empresa
Como mencionamos anteriormente, toda posição da sua empresa deve ser em conformidade com a identidade que ela tem no mercado.
Claro que você pode mudar a identidade da sua empresa, mas isso tem que ocorrer de forma clara, para que não haja dúvida por parte do cliente.
Se acaso não seja do interesse mudar a identidade da empresa, a implementação de Preço VS Valor deve seguir o padrão.
Por exemplo, se você posicionou sua marca como ativista dos direitos dos animais, não faz sentido que financie uma iniciativa que acabe por prejudica-los, entende?
Por isso, você deve pesquisar todas as opções disponíveis para o tipo de benefício que você pretenda disponibilizar para a sociedade, para que não vá contra os seus próprios ideais.
Lembre-se, o lucro vem por consequência de um bom trabalho, e você deve tomar posições com sinceridade acima de tudo.
Esperamos ter ajudado com mais este artigo. A fim de mais conteúdos como este, não deixe de explorar o blog e deixe o seu comentário para que continuemos crescendo e divulgando conteúdos interessantes! Até a próxima!