Que tal aproveitar a oportunidade e o exemplo e implantar nas empresas o dia dos “funcionários de chinelo”. Vendas garantidas todos os meses.
A empresa que hoje estamos usando como exemplo é a Groupon, que no Brasil tem 650 funcionários. Uma vez por mês os funcionários estão liberados para usar roupas diferenciadas durante o expediente e neste mês de fevereiro, por causa do intenso calor escolheram o chinelo como tema. A permissão faz parte de um projeto chamado “Fun Friday”, que existe desde meados de 2012 na empresa.
Multinacional libera o uso de chinelos em expediente. Os funcionários de chinelo participam do “Fun Friday”.
Os funcionários de chinelos fazem com que essa ocasião pareça com uma festa à fantasia em pleno expediente e em um ambiente corporativo. Os temas são criados pelos próprios funcionários que escolheram desde super-heróis, chapéus e até halloween.
A ideia do Fun Friday surgiu como forma de tornar o último dia útil da semana especial. Em muitas empresas, é na sexta-feira que se permite o uso de roupas casuais, por exemplo.
“Um dos nossos valores é fazer a vida menos chata. E, para isso, usamos o humor na forma de nos comunicar com parceiros e clientes”, explica Gabriel Frank, diretor de recursos humanos do Groupon para a América Latina.
Essa ideia que estamos trazendo para você que tem uma fábrica de chinelos pode ser aplicada de diferentes formas e de acordo com a cultura organizacional de cada empresa. Você pode estar pensando em aplicar na sua por exemplo, mas trouxemos essa inovação como uma grande oportunidade de negócios para você aumentar suas vendas.
Seguindo o pensamento do diretor de RH do Groupon, percebe-se que ao contrário do que se imagina, não atrapalha a produtividade.
Gabriel Frank da Groupon também conta que…
“O compromisso com o resultado é muito alto, mas a própria liderança dá o exemplo de que é possível ser sério sem ser sisudo. Há uns três meses, o presidente e um dos diretores estavam em uma reunião super importante sobre números e tendências para o mês, mas um estava vestido de Homem Aranha e o outro de Capitão América”.
Com essa ideia você pode levar um novo produto para as empresas, mas também um novo clima, trazendo um ânimo diferente. Ele diz que o projeto ajuda, inclusive, no engajamento e na atração de novos funcionários.
“Em São Paulo, eles saem fantasiados para almoçar juntos na (avenida) Paulista. Isso já está ficando famoso na região”, brinca.
Já imaginou funcionários de uma empresa saírem para almoçar usando seu chinelo?
A matéria foi publicada no site
Não tenha medo de inovar. Teve alguma ideia? Comente abaixo: