Nossa intenção é apresentar para você os primeiros passos para começar a exportar calçados
O Brasil está vivendo um momento de instabilidade, se fala em crise, mas se fala também de muitas oportunidades com os mercados internacionais totalmente recuperados economicamente. Então o dólar dispara e com isso caracterizasse o melhor cenário para as exportações.
Mas você tem dúvidas ou não sabe nada sobre exportações?
Iremos então te apresentar os primeiros passos para exportar calçados que você fabrica, seja para se aproveitar dessa oportunidade que o mercado está abrindo, ou para se preparar para as próximas oportunidades que sempre aparecerão.
Exportar Calçados em 2015 pode fazer sua fábrica de chinelos dar uma alavancada.
Primeiro passo importante é perceber que para exportar não é preciso parar de vender para o mercado nacional. Mantenha sua carteira de clientes abastecida, até porque nunca se sabe quando a economia irá avançar e fechar as portas novamente para as exportações. Ignorar clientes fiéis nunca é um bom negócio.
Segundo passo é perceber que exportar não é algo tão simples, exige certa preparação legal e para exportar para alguns países é preciso produtos com certificações específicas. O Inmetro poderá te ajudar a saber quais são as regras de determinados países.
Terceiro passo e um dos mais importantes é se informar com profissionais/empresas que já estão exportando, ou seja, possuem experiência para te ajudar a cortar caminhos ou evitar erros comuns nessa área. Se não quiser falar com concorrentes e não divulgar suas intenções, pode-se contratar um profissional especialista em exportações que lhe fará uma assessoria importante.
Quarto passo é contatar a Agência Brasileira de promoção de exportações e investimentos (ApexBrasil) para saber como eles podem te ajudar, mas se já estiver contando com o profissional especialista em exportações provavelmente ela já fez isso anteriormente e sabe o melhor caminho.
Ainda sobre a ApexBrasil, a Agência em parceria com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) criaram a Brazilian Footwear, que é um programa específico onde um dos principais objetivos é exatamente aumentar as exportações de calçados ajudando as empresas a fazerem isso com eficiência e segurança.
Esse mês publicamos uma matéria em que a Brazilian Footwear levou para Las Vegas 19 marcas de calçados para uma feira internacional do ramo.
Acredite no seu ramo e na época, pois a exportação de chinelos feitos de borracha microporosa e sandálias estão em alta e cada vez mais empresas estrangeiras estão vindo ao Brasil para conhecer os pequenos e médios fabricantes de chinelo.