Em um tempo que a palavra mais falada, quando se refere ao mercado consumidor, é “crise”, os empreendimentos como lojas, shoppings e restaurantes, buscam inovar e investir em métodos de atrair clientes.
O foco da maioria desses lugares é dar a esses clientes o máximo de comodidade e conforto, facilitar a vida e fornecer recursos que em outro local do mesmo segmento eles não teriam.
Uma forma que vários desses locais encontraram para promover essa comodidade foi com a implantação de áreas infantis de recreação. A implantação dessas áreas precisam ser pensadas de forma a dar conforto e entretenimento as crianças enquanto seus pais desfrutam de um tempo de qualidade em um restaurante, por exemplo, com a certeza que seus filhos estarão também desfrutando de um local adequado e seguro.
Quando se trata de crianças, no entanto, o cuidado dos pais é grande e não é para menos, dados estatísticos comprovam que o acidente mais comum em playgrounds é por queda de criança. Muitos locais não investem em pisos adequados, no Brasil boa parte deles é de terra, concreto ou cerâmica; o piso de terra além de sujar as crianças, não amortecem quedas, os pisos de concreto ou cerâmica resolvem o problema da sujeira mas fornecem ainda menos proteção que a terra.
O ideal para locais infantis são os pisos emborrachados de EVA, os tatames.
A discussão da importância do uso de tatames em locais destinados a recreação infantil foi tão grande que levou a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a estabelecer normas para brinquedos e pisos para playgrounds. Os pisos devem ter alguns atributos fundamentais:
- Amortecimento de impacto
- Antiderrapante
- Resistente às intempéries
Com essas características os pisos em EVA fornecem proteção máxima para as crianças evitando sérios acidentes e trazendo mais tranquilidade aos pais.