Design de calçados é tão ou mais importante do que a qualidade para parte do público consumidor. Entenda como isso pode afetar suas vendas.
Design de Calçados – Uma pessoa acaba de tomar a decisão de comprar um par de chinelo, por motivos completamente diferente de outro que também acaba de tomar a mesma decisão. Tão diferente quanto o motivo será a escolha do modelo.
Confuso? Nós vamos explicar agora!
Uma dessas pessoas, que nós iremos chamar de Pedro, decidiu comprar um chinelo porque o que ele vinha usando estourou a alça. Afinal eram quase 12 meses de uso diário em que muitos dos dias ficava com ele calçado dia e noite andando em seu sítio. Essa pessoa toca um agronegócio, mas como só administra fica de chinelos a maior parte do tempo.
A outra pessoa trabalha na praia, nós iremos chama-la de Daniela, que tem um pequeno comércio na avenida da praia e vende roupas e acessórios moda surf. Seu público é basicamente os turistas e frequentadores da região. Como ela gosta de ficar à vontade e precisa estar na moda, ela gosta de ter opções de design de calçados para que inspire seus clientes.
O Pedro não liga muito para o design de calçados, usa seu chinelo para andar nas dependências da casa de seu sítio e no máximo em seu escritório, por isso precisa de um chinelo mais duradouro, ou seja, com uma borracha boa e resistente.
Daniela gosta de cores em suas roupas, estampas floridas, com animais marinhos, imagens de paisagens e por isso faz questão de design de calçados que acompanhem seu estilo. Afinal, para vender moda praia precisa estar na moda.
Públicos diferentes, regiões diferentes, estratégias de vendas diferentes. Atente-se a perceber qual é o público que está atingindo ou qual quer atingir para que aumente suas vendas.
Se você estiver vendendo produtos básicos para públicos com estilos modernos poderá diminuir as vendas, o mesmo acontece se estiver vendendo design de calçados para quem busca simplicidade.