Evite usar as estratégias certas nos momentos errados. Crie relacionamento com seu cliente para saber a hora certa.
Estamos vivendo um momento onde tem muitas empresas oferecendo produtos e serviços para menos clientes. A quantidade de clientes não diminuiu, mas se dispersou diante dos concorrentes do setor. A pizza está sendo dividida por cada vez mais pedaços menores e é preciso perceber as mudanças que isso trás ao buscar novos clientes ou manter os atuais.
Os novos clientes, àqueles que estão entrando no setor agora ou começaram a procurar pela primeira vez pelo seu produto está em um estágio básico de compra. Colocar um banner ou cartaz de compre meu produto na frente do rosto dele só irá fazer com que ele perca interesse ou protelar o momento de decisão. Para esse nível de cliente é preciso passar pelo momento da conquista, criar um relacionamento e desenvolver a confiança.
Se relacionar com seu cliente te fará fechar mais negócios com certeza.
Antigamente nas lojas de roupas, calçados e acessórios os vendedores nos conquistavam facilmente com um sorriso e um desconto qualquer. Não que isso seja ruim, mas já se tornou comum. Qualquer vendedor com um simples treinamento ou bom sendo já tem esse tipo de comportamento. Nós seres humanos não gostamos do que é comum, gostamos de inovação e de diferenciação. Nosso atendimento deve ser personalizado para conseguir minha atenção.
Existem no mundo corporativo muitos meios de se conseguir criar relacionamentos com novos clientes, de forma presencial, por telefone, via internet (redes sociais e e-mail) e até por correio (mas, esse caiu em desuso ultimamente). Independente da estratégia e meio que irá utilizar é preciso saber para quem está vendendo para saber o que oferecer.
Uma pesquisa de uma empresa americana que fabrica baralho constatou que as vendas caíram drasticamente quando jogos foram oferecidos na internet. Várias empresas fecharam no mundo todo desde que a internet ofereceu essa possibilidade, mas a empresa que realizou essa pesquisa descobriu outra informação importante. Como a propaganda era feita para o público adulto e este não tinha mais interesse como antes, perceberam que as poucas pessoas que compravam eram mágicos ou crianças.
Conhecer quem é seu público e em que estágio de compra ele está fará toda a diferença para você fechar mais negócios.
Boas vendas!