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Como não deixar a crise no mercado calçadista te afetar

Alguns empresários estão cautelosos com uma crise no mercado calçadista que parece chegar e outros dizem que ela é para os desavisados e que é possível se aproveitar da situação.

Você quer saber como continuar prosperando mesmo em época de crise? Se você respondeu que sim, continue lendo até o final porque te apresentaremos uma atitude que todos os empresários deveriam ter em qualquer época do ano, principalmente em época de crise.

Primeiro é importante entender do que se trata a crise e suas consequências. Crise para a maioria dos brasileiros significa não ter dinheiro e a consequência é economizar. Bom, mas isso não é exatamente para todos em nosso país e quem percebeu isso foram os profissionais na área de marketing.

“Crise no mercado calçadista é para desavisados” dizem alguns empresários.

Os profissionais de marketing são responsáveis em entender os desejos do consumidor e seu comportamento em qualquer época, por isso que é uma vantagem competitiva extremamente grande se sua empresa puder saber quais passos dar na época em que a maioria das empresas preferem pisar no freio.

Em meio a crise os consumidores são divididos em quatro categorias segundo os marketeiros experientes: a categoria pé-no-freio é o mais atingido e corta todo tipo de gasto. Maior de todos, a categoria abalado-mas-paciente também economiza em tudo, mas com menos agressividade. O consumidor tranquilo mantém o nível de consumo próximo dos níveis pré-recessão, mas fica um pouco mais seletivo com o que compra (e ostenta menos). Já a categoria que vive-o-presente continua agindo como sempre; sua reação à crise é, basicamente, adiar compras de grande valor. Uma pessoa obviamente pode mudar de categoria se sua situação econômica piorar durante a crise.

Após perceber em qual(is) categoria(s) seu consumidor está você poderá direcionar suas ações de marketing, publicidade e propaganda de tal forma que dê a ele os motivos de que precisa para poder comprar seu produto independente se está vivendo uma época de crise no mercado calçadista. Claro que é um pouco mais complexo do que isso, mas de qualquer forma esse trabalho é para profissionais da área, que poderão te dar todo o suporte e informações que precisa.

Se diferencie em qualquer época do ano dando a sua empresa o know-how (conhecimento) necessário para enfrentar dos concorrentes ao conhecer cada vez mais seus consumidores. Nós da EVA Brasil entramos para esse time e buscamos entender melhor o que você precisa para auxiliar sua empresa a alcançar o sucesso que busca.

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