in

Como fazer a reciclagem de chinelos velhos?

Reciclar sandália velha
Como reciclar chinelo velho

Chinelo velho é algo que todo mundo tem em casa, pelo menos um par. Vamos comprando diversos pares ao longo dos anos, e, então, as sandálias antigas vão se acumulando no armário. A questão é: o que fazer com os chinelos velhos? Será que é possível reaproveitá-los de alguma maneira? É justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje.

A reciclagem de chinelos velhos contribui para a reutilização de seu material e, além disso, pode ser uma ótima oportunidade para os fabricantes de sandálias de borrachas, como veremos adiante no texto. Acompanhe para saber mais sobre o assunto e como fazer essa reciclagem!

Por que reciclar chinelos velhos?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o porquê de fazer a reciclagem dos chinelos velhos. Existem diferentes motivos para adotar essa prática, do ponto de vista da preservação do meio ambiente, assim como do ponto de vista do empreendedorismo no ramo de sandálias de borracha.

A todo momento milhares de chinelos velhos são descartados de maneira incorreta e vão parar em praias, rios e outros espaços naturais, por meio dos esgotos. Esse lixo de borracha é uma grande ameaça para a natureza e para os animais silvestres. O grande perigo é que eles se intoxiquem com a borracha comida. Assim, é preciso pensar em maneiras de reduzir o descarte de lixo para proteção ambiental.

Com a reciclagem de chinelos, essas sandálias antigas são retiradas do meio ambiente ou recolhidas diretamente dos antigos donos.

A outra vantagem da reciclagem de chinelos é benéfica para os próprios fabricantes de chinelo. Se o próprio produtor recolher as sandálias velhas, pode repassá-las para a produção da borracha reciclada para fazer outros acessórios ou até mesmo novas sandálias, com uma pegada ecológica. Dessa maneira, pode ser mais uma fonte de renda.

Por fim, existe ainda a opção de doar os chinelos velhos para comunidades ou grupos de pessoas carentes. Assim, elas podem fazer a reciclagem e utilizar a borracha para fazer outros produtos. Pode ser, portanto, uma fonte de renda para essas pessoas.

Como fazer a reciclagem de chinelos velhos?

Agora que você entendeu a importância de fazer a reciclagem de chinelos, vamos dar o passo a passo de como realizar essa atividade.

Primeiramente, vamos falar sobre a reciclagem e reutilização da borracha que é usada nos chinelos. O processo de reciclagem da borracha se inicia com a trituração da borracha química. Posteriormente, o material é misturado com químicos e emulsificantes para que o material final volte a ter a consistência de borracha.

Pode ser complicado para um pequeno fabricante de chinelos realizar a reciclagem em sua fábrica, devido à necessidade de diversos componentes químicos.

Uma boa ideia pode ser fazer uma parceria com as fábricas de EVA, que utilizam a borracha velha para reciclar. Essas companhias possuem equipamentos e materiais industriais que facilitam esse processo. Pode-se negociar uma troca de chinelos velhos por um desconto em placas de EVA novas, por exemplo.

O que pode ser feito com a borracha reciclada?

Mas, e aí, o que fazer com a borracha depois de reciclada? Já citamos a primeira opção, que é montar novas placas de borracha para fazer novos chinelos. Podem também ser criados alguns acessórios para serem vendidos na lojas de chinelos. Algumas ideias são: chaveiro de chinelo, bolsinha de borracha.

Da mesma maneira, a borracha reciclada pode ser utilizada para mais diversas utilidades. Afinal, a borracha é um dos materiais mais versáteis de todos.

Um ótimo exemplo disso é a história de artesãos da Quênia, que reutilizam a borracha de chinelos velhos e outros objetos encontrados nas praias para fazer diversos objetos. Eles já criaram brinquedos, móveis e outras peças de artesanato com a borracha reciclada.

A reciclagem de chinelos velhos é uma ação que ajuda o meio ambiente e pode trazer maior renda para o próprio fabricante e outras comunidades. Por isso, não perca mais tempo e comece logo a investir nessa atividade.

6 Comentários

Deixar uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobra do Eva

O que fazer com a sobra da placa de EVA?

Como definir publico alvo

Como definir e atrair o público alvo