A rentabilidade do seu negócio certamente é uma das suas maiores preocupações, não é mesmo?
Para que o seu lucro seja o mais elevado possível, é importante que você minimize os desperdícios de material e produza a maior quantidade de peças possível com a menor quantidade de material.
Siga em frente para aprender como maximizar a sua produção de chinelos, economizando a sua placa de borracha.
Materiais para o corte de chinelos
Para a dica de hoje, vamos precisar de itens básicos da produção que é provável que você já possui:
- Máquina de corte manual ou automática: existem inúmeras opções no mercado, avalie qual mais se adeque aos seus objetivos;
- Placa de borracha: os tamanhos variam, desse modo, escolha a com melhor custo-benefício, aumentando a sua produtividade;
- Estilete e/ou tesoura;
- Régua: indicamos as maiores de alumínio, aço ou madeira;
- Papelão: a fim de produzir os moldes de cada tamanho de chinelo que pretende produzir.
Processo: máquina manual
Para fazer o recorte que mais aproveite a placa com uma máquina manual é bastante simples.
Pegue a faca de corte do tamanho desejado e recorte um molde no papelão. Apenas um para cada tamanho é suficiente, pois ele possibilita moldar os dois pés, apenas virando conforme necessário.
Em seguida, utilize esse molde para demarcar os chinelos na placa, respeitando a distância de um centímetro das bordas na placa e entre os cortes das peças.
Depois que feito, trace um quadrado em volta das duas peças e recorte usando um estilete ou tesoura.
Então use o primeiro quadrado como base e recorte por toda a placa. Para cada tamanho é necessário um molde, bem como um quadrado base que comporte duas peças do número.
Por fim é só levar cada quadrado até a máquina, posicionar a faca de corte e prensar, recortando as duas peças.
Dessa forma, você diminui tanto quanto possível o desperdício de borracha durante a sua fabricação, portanto, maximiza os lucros.
Processo: máquina automática
O processo em máquinas automáticas é igualmente simples, apenas com algumas adaptações é possível aproveitar melhor a sua placa.
É aconselhável que você providencie uma bancada para que possa trabalhar com a placa inteira, sem que seja necessário cortar quadrados ou tiras.
Caso isso não seja possível, você pode utilizar o método de demarcação e molde apresentados anteriormente também com a sua máquina automática.
Existem muitos modelos de máquinas industriais para trabalhos de grandes proporções, agilizando a produção, pois não é necessário cortar uma ou duas peças de cada vez.
Para o trabalho com moldes, o mais indicado é que possua facas de corte soltas, já que possibilita maior controle.
Entretanto, há máquinas já preparadas para maior aproveitamento da placa de borracha, apesar de seu custo ser maior.
Dicas
Escolha placas de bom tamanho, para que seja possível produzir o maior número de peças com apena uma placa.
Varie nas cores, modelos e tamanhos, já que os clientes apreciam uma maior gama de opções.
Pesquise e avalie bem os prós e contras na hora de escolher a sua máquina de corte. As máquinas manuais proporcionam maior controle do corte e do gasto de material, enquanto as automáticas aumentam a produção.
No mercado existem facas de corte únicas ou em pares. As em pares colaboram para um maior aproveitamento do material, pois já possuem o espaçamento mínimo entre as duas peças.
Por fim, não é segredo que quanto maior o gasto com materiais, menor é o lucro. Então, é hora de colocar em prática todas as dicas que você recebeu aqui e aumentar a rentabilidade do seu negócio e parar de desperdiçar material! Fique atento aos nossos artigos, temos muitas dicas legais. Até a próxima!