Para solicitar crédito no BNDES é preciso entender exatamente sua necessidade, decidindo que é necessário para não se endividar, mas também para facilitar a liberação do crédito junto à instituição.
Solicitar crédito junto ao BNDES tem alguns benefícios quando comparado a outras instituições financeiras, mas suas condições para a liberação do crédito dependem de algumas regras que são baseadas nos motivos da sua criação.
Para solicitar crédito para Máquina ou Equipamentos de grande porte por exemplo, você deverá procurar o BNDES Finame/PSI. A máquina ou equipamento deverá ser nacional, novo e de empresas credenciadas no BNDES. Isso significa que antes de procurar a máquina ou equipamento que precisa é importante procurar se o fornecedor é um dos credenciados. Caso contrário seu crédito não será liberado.
Se sua necessidade são itens que utilizará no seu dia-a-dia como bens de produção, insumos, serviços e até mesmo máquinas e equipamentos, o financiamento mais adequado é o Cartão BNDES. Funciona exatamente como um cartão de crédito com limite aprovado até mesmo pela internet de forma mais ágil.
Nessa modalidade é possível financiar em até 48 prestações fixas mais de 250 mil itens, como:
- Computadores e softwares;
- Embalagens;
- Equipamentos de informática e automação industrial;
- Serviços de design, ergonomia e modelagem de produtos;
- Cursos de qualificação profissional para o turismo, inglês e espanhol;
- Móveis e utensílios;
- Motos;
- Materiais de Construção;
- Insumos para diversos setores ( farinha de trigo, laminados, resinas, aviamentos, etc);
- Serviços de metrologia, de acreditação hospitalar, de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- Propriedade intelectual, entre outros.
Se sua necessidade é crédito específico para veículos utilitários procure o BNDES Pro-utilitário.
Caso seu negócio tenha um projeto específico, com um conjunto de necessidades para uma finalidade, seja para expandir de forma física, reformar, implantar ou modernizar conheça o BNDES Automático.
Dentro da própria modalidade BNDES Automático é possível recompor os gastos se caso você já imobilizou seu capital de giro em investimentos no seu negócio. Claro que deverá comprovar tais investimentos nos últimos 12 meses (com NF e comprovação de pagamento) e desde que o investimento não seja superior a R$ 300 mil.
Ainda falando de Capital de Giro o BNDES Progeren financia esse tipo de crédito para quem se encaixa nas condições do programa.
Por fim e talvez o mais importante para que as premissas da instituição se concretizem, o BNDES MPME Inovadora incentiva empresas que realizam esforços para inovar. Com critérios específicos é possível solicitar o crédito a fim de promover melhorias incrementais em produtos e/ou processos para colocar a inovação no mercado brasileiro.
Para concluir, em nossa última matéria deste mês sobre o BNDES, nós iremos apresentar o que é necessário para solicitar crédito e como a instituição irá avaliar seu negócio, desde o cadastro, o limite de crédito, a operação e a liberação dos valores. Até lá!