Hoje vamos falar um pouco sobre marketing de relacionamento e sua importância para a empresa. O marketing de relacionamento está diretamente ligado com a fidelização de clientes e consequentemente a efetivação de vendas.
Já estamos no segundo semestre do ano e é hora de se preparar para o aquecimento do mercado e consequentemente o alavancar das vendas.
Devido a grande concorrência bem como as mais altas exigências e expectativas por parte dos consumidores, a fidelização de clientes tem sido considerada de grande importância para as empresas. O segredo disso está na relação Empresa x Cliente.
A empresa precisa ter compreensão de que é necessário tratar cada cliente como se fosse único, o que se pode ser obtido por meio de estratégias do marketing de relacionamento.
Especialistas afirmam que é muito mais lucrativo focar em relações continuas com os consumidores já existentes do que captar novos clientes, mas pra isso é necessário usar técnicas que contribuem para o gerenciamento e a fidelização de clientes.
Para isso se faz necessário criar um planejamento compreendendo todos os pontos desde a criação de um banco de dados até a pratica para criar essa relação entre cliente e empresa.
É importante conhecer mais sobre o assunto e traçar metas com datas e período para a concretização de cada etapa. Você pode criar esse banco de dados através de cadastro de compras ou registro de e-mails.
Outro fator importante e usar o processo de segmentação de clientes, ou seja, separar os clientes por grupos levando em consideração as características de cada um.
Outra dica importante é usar as redes sociais para utilizar o marketing de relacionamento como, por exemplo, pra fazer um pós-vendas, perguntando ao cliente se ele recebeu o produto se gostou e se possui alguma sugestão de melhoria no atendimento. Isto faz com que o cliente se sinta importante.
E lembre-se: O sucesso do seu negocio pode estar diretamente ligado ao relacionamento com o cliente.
Então é isso! Agora é só colocar em pratica e se preparar para o aumento das vendas.
Boa sorte nos negócios!
Matéria escrita pela nossa colunista Mariza Souza.