in

Alpargatas: conforto, estilo e lucro!

história alpargatas

Inicialmente na história, calçados existiram para a proteção dos pés e posteriormente como acessórios que complementam modos de vestimentas. Cada cultura evoluiu na sua criação de estilos e conceitos de sapatos. 

As civilizações, em sua maioria, fabricavam sapatos onde a sua qualidade e design eram produzidos com o intuito de serem itens úteis em atividades específicas do dia-a-dia, isso justificava a matéria para sua fabricação, e as formas escolhidas, um exemplo são os sapatos de borrachas utilizados por profissionais de higiene.

O mercado da moda é altamente lucrativo!

O mercado da moda é altamente lucrativo por diversos motivos, principalmente  por ser um segmento que possui uma rotatividade de consumo maior, e quando bem aplicada atrai um público que, apesar de não serem fixos, são fiéis. 

Designers de produtos, investidores, e empresários renomados já entenderam que adaptar um produto para a cultura de um público-alvo é mais atrativo do que tentar alcançar todos os públicos existentes dentro da sociedade. 

E também em outros âmbitos que envolvem o ser humano, como o conforto, a confiabilidade e até mesmo a estética do produto, influenciando na comercialização direta com o mercado que possui interesse, trazendo assim mais lucro.

É bom investir no segmento de comercialização de sapatos?    

Quando falamos sobre moda, não estamos nos referindo apenas a roupas que cobrem das mãos aos calcanhares, nesse segmento também incluímos acessórios (como joias, bijuterias e anéis), bolsas (mochilas, tiracolo e até mesmo pochetes), e o tema do texto de hoje: SAPATOS.

Como já falamos, os sapatos possuem, além de um item a mais para compor a aparência estética das civilizações, uma importância sem igual para a sobrevivência humana. Os sapatos são responsáveis por sustentar o corpo humano, impactos climáticos do dia-a-dia, e possuir qualidade em sua composição, para não sua utilização não se tornar um risco. 

Mercadologicamente falando, fabricar sapatos é rentável!

Dependendo do que diga a estrutura do seu plano de negócio, ou seja, do quão bem planejada a vida útil de uma marca ser, torna-se inevitável não se pensar a respeito da comunicação com seu consumidor, toda sua estratégia de venda precisa estar voltada para o público que possui maiores chances de se tornarem compradores. 

Os investimentos para iniciar uma fábrica de calçados é relativamente baixo, quando comparado com a quantidade de dinheiro que este segmento tende a monetizar no mercado.

Quando se inicia um projeto de fábrica, para produção de sapatos que serão comercializados, é muito comum que se inicie com calçados simples, como rasteirinhas, sapatilhas e a famosa alpargatas – por conta do valor da matéria prima ser baixa, e sua demanda para saída ser grande, aumentando assim o faturamento de uma empresa nova.

Alpargatas Confortáveis e Lucrativas

  Quando se pensa em uma Alpargata não é difícil imaginar um modelo dentre as diversas variações que existem que não transparecem conforto e comodidade. A mistura do conceito de estilo e lazer num único calçado pode até parecer ousada, mas funciona. Criado a base de tecido e solado de corda ou borracha, esse calçado tem origem árabe, mas sua diversidade é derivada pela passagem por diversas culturas.

  Os primeiros a usarem esse estilo de calçado prático foram soldados conhecidos como “infantaria Aragons”, seguidos por sacerdotes e trabalhadores de minas, por volta de 1880. Em sua chegada ao Brasil, por volta de 1907, teve sua primeira produção industrial, que acabaria por consolidar-se no mercado nacional.

  Nos anos 50 a Fábrica Brasileira de Alpargatas realizou uma alteração na distribuição de seus calçados, e iniciou um grande investimento em seu marketing, que mais tarde, mostrou resultados. Os discursos sobre baixo custo, indiferença de gênero, praticidade e aconchego foram pontos chaves para o alavanque das vendas. Meios de comunicação como: rádios, televisão, cinema, revistas e jornais fizeram parte disso.

Alpargatas com sola de EVA

O novo modelo de sola de sapato feito em EVA (Espuma Vinílica Acetinada) possui diversas qualidades que chamou a atenção dos calçadistas. A sensação do peso do corpo com o chão é reduzida significativamente porque a matéria prima possui como qualidade ser um diminuidor de impacto, é apenas uma das qualidades que o EVA possui.

Alpargatas foram criadas com o intuito de ser um sapato confortável, prático, simples e leve. A fim de auxiliar na rotina dos grandes centros urbanos, principalmente em épocas de sazonalidade, como por exemplo: o verão. 

A utilização do EVA, como matéria prima de fabricação, para uma das peças que são responsáveis pela montagem de um calçado que – visa o conforto, praticidade e leveza – é extremamente necessária. Usar esse material, não somente trará qualidade, como também mostrará aos consumidores, o quanto a empresa está preocupada com a mensagem final do produto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

calçado macio

Chinelo Nuvem: Tendência coreana que está invadindo o mercado brasileiro.

crianças no E.V.A

Alfabetização infantil: soletrando o EVA