Evento promovido pela Abicalçados une Indústria de Calçados para discutir como alcançar 60 milhões de consumidores através da internet.
De olho em uma modalidade de comércio que já movimenta mais de R$ 35,8 bilhões anuais através de mais de 61 milhões de consumidores, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), promove hoje, na sede da Unisinos, em São Leopoldo/RS, a 19ª edição do Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC).
São seis palestras de especialistas em comunicação digital e comércio eletrônico, o objetivo do encontro é abordar o melhor uso das ferramentas on-line para o incremento dos negócios e imagem das marcas.
Para o diretor da Share e curador do SNIC, Rafael Martins, o evento terá um caráter prático, no sentido de dar aos participantes uma base consistente sobre os desafios e as ferramentas adequadas para a inserção adequada no universo on-line. “O varejo, de uma maneira geral, está aprendendo a atuar conjuntamente no modo off-line e on-line. Acredito que o maior gargalo do setor ainda seja a falta de um planejamento mais consistente”, comenta, ressaltando que o SNIC buscará, através de profissionais especializados, fornecer dicas relevantes de atuação e também para a criação de uma cultura digital nas empresas.
O coordenador da Unidade de Desenvolvimento da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que, embora a modalidade do comércio on-line venha ganhando força no Brasil, o setor calçadista ainda engatinha no uso das ferramentas virtuais. O potencial de crescimento neste campo, segundo ele, é significativo.
Em 2015, conforme relatório da E-bit, o comércio on-line deve movimentar mais de R$ 43 bilhões no Brasil, um incremento de 20% sobre 2014. “Mesmo em meio a um ambiente recessivo, de desaquecimento no consumo, as pessoas seguem comprando na modalidade on-line, que cresce mais do que o varejo físico. Se as empresas passarem a utilizar adequadamente as ferramentas de comunicação digital podem abrir um canal importante para a sobrevivência e desenvolvimento do setor calçadista brasileiro”, avalia o coordenador.
Além das palestras com temas como que visam reforçar as novas formas de comunicação digital, o SNIC trará cases de sucesso como o da Vandal, PmWeb, Magazine Luiza e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Fonte: Abicalçados