Os pais precisam de atenção dobrada para locais onde seus filhos se aventuram com brincadeiras, isso porque os locais podem apresentar riscos à segurança física da criança.
Caso você tenha filhos que estão constantemente socializando e se divertindo com brincadeiras, e não possui o costume de verificar os espaços, aconselhamos que passe a prestar atenção nos ambientes a partir de agora, essa prática irá evitar potenciais problemas.
Agora, se você é o responsável por ambientes que estão sujeitos à circulação de crianças (como escolas, creches e até mesmo condomínios), para evitar dores de cabeças como processos, e acertos de contas em caso imprevistos com a saúde física de uma criança, aconselhamos que preste atenção nas informações que iremos disponibilizar neste artigo.
Crianças são curiosas, e pela falta de espaço aberto nos últimos anos – por conta da circulação de automóveis nas ruas, violência na sociedade e fragilidade da vida em comunidade – elas estão sujeitas a reprimir essa curiosidade, por causa da diminuição das oportunidades que elas possuem de brincar livremente.
Como adultos, temos a responsabilidade de recriar espaços para que o desenvolvimento do futuro de nossa sociedade não seja comprometido.
Tipos de áreas recreativas infantis
Existem diversos tipos de espaços recreativos, e seguros, para que as crianças possam existir e matar suas curiosidades – além de se divertirem e construírem laços de amizade, que bem construídas, podem ser levadas à vida inteira.
Os mais conhecidos espaços, para esses cidadãos em formação, explorarem com segurança, são:
Parques ao Ar-Livre ou Playgrounds
Os parques ao ar-livre, ou como também são conhecidos, playgrounds, são encontrados em diversos locais. Restaurantes, condomínios, escolas e até mesmo em vilas domiciliares encontramos crianças se divertindo e gastando energia.
É muito comum que nesses espaços contenha escadas, escorregadores, balanços e gira-a-giras, que são brinquedos que colocam à prova a coragem das crianças, por se tratarem de itens que vão abalar sua segurança física, por conta da altura, velocidade e outros riscos, como prender dedos e enroscar cabelos, que esses brinquedos podem apresentar.
O ideal é que Playgrounds estejam em um ambiente totalmente seguro, e que os equipamentos que são considerados como brinquedos, estejam dentro da norma ABNT NBR 16071, essa não é uma legalidade – por hora – esses equipamentos são duráveis e feitos com peças de qualidade, que não se soltam.
Outro fator que precisa de atenção, é quanto ao ambiente que esses playgrounds estão inseridos, principalmente quanto ao chão. Chão de pisos e concretos não são aconselháveis, o ideal é que o espaço seja macio – como grama, areia e placas de pisos de EVA (Espuma Vinílica Acetinada).
Brinquedotecas
A brinquedoteca é um espaço todo planejado para que as crianças sintam-se estimuladas a liberarem sua ludicidade para desenvolvimento, muito comum em apartamentos, escolas e até mesmo alguns condomínios.
A brinquedoteca costuma ser uma sala completa, mas pode ser o cantinho do quarto – ou até mesmo de consultórios – o importante é que seja um espaço em que as crianças sintam-se confortáveis, e que tenha brinquedos, livros, mesinhas, cadeiras e lousas, para as mesmas se entreterem.
Existem diversos tipos de brinquedotecas, com objetivo final que pode ser divergente, por exemplo, caso você opte por ter uma brinquedoteca dentro de casa, além de entreter, divertir e educar o seu filho, você conseguirá ensiná-lo sobre organização e responsabilidade. Enquanto uma brinquedoteca em um escolas e creches, vão possuir uma finalidade pedagógica por meio da inserção de brincadeiras.
O que todas possuem em comum, é o fator de segurança. Brinquedotecas costumam possuir piso de placa de EVA, de tatames produzidos em EVA, e principalmente tapetes de EVA (podendo conter números e letras desmontáveis), a espuma vinílica acetinada é a preferida para esses espaços por serem donas de uma maciez e anti impacto surreal.
Importância da segurança infantil e o EVA
A preocupação à segurança infantil se dá na primeira infância, quando os bebês começam a aprender a sentar, engatinhar, até conseguirem desenvolver os primeiros passos, e desde esse início os tapetes de EVA podem ser um facilitador – protegendo as crianças do impacto com o piso, do frio e às estimulando a decifrar o desconhecido, como cores, números e letras.
É muito comum encontrar esses tapetes para compra em armarinhos, grandes mercados e lojas de segmento infantil – como loja de brinquedos. Quanto a placas de pisos, você poderá encontrar fornecedores na internet com facilidade.