in

Como começar sua própria loja de calçados

Loja sandálias
Loja de calçados

Está pensando em abrir um negócio de calçados? Saiba que investir em um empreendimento do setor calçadista é uma ótima ideia, veja por que:

Sabendo que a estética é algo muito importante nos dias atuais, muitas empresas de roupas, calçados e acessórios vêm ganhando reconhecimento ao se atentar às tendências de mercado.

Iniciar um investimento nesse ramo garante o sucesso de pessoas dispostas a começar do zero, já que o mercado de vestuário tende a sempre crescer e evoluir.

Os calçados, além de serem uma necessidade básica para todas as ocasiões, estão se tornando um objeto de desejo de muitas pessoas, seja para usar em casa diariamente ou para uma ocasião mais especial que peça um visual mais elegante.

Tendo isso em vista, há diversas opções para um negócio de calçados, que pode variar de acordo com a necessidade e desejo do público.

Podendo ser desde um estabelecimento pequeno para calçados infantis, até uma grande empresa para sapatos de festa, por exemplo.

Crescimento pós crise

Conforme relatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, o mercado nacional gerou mais de 300 mil empregos diretos devido à produção de mais de 909 milhões de pares de calçados.

Após a grande crise econômica que o Brasil vivenciou em 2016, na qual o setor calçadista também foi afetado, no ano seguinte já foi notada uma boa recuperação, acompanhada de um aumento na produção e venda de calçados

Visto que há uma aparente melhora, é notável que o investimento no mercado de calçados é uma opção com grandes chances de resultados positivos.

Dicas sobre investimento inicial

Mesmo que o investidor possua grande vontade e até um bom valor financeiro para ser aplicado, é preciso saber com o que vai trabalhar.

Para que isso aconteça, será necessário estudo e devidas pesquisas sobre o que mercado está oferecendo.

Por isso, é importante saber que o setor de calçados está basicamente divido em 3 partes, sendo elas:

Loja de Fábrica: caracteriza a empresa que oferece produtos de confecção própria.

Loja de Franquias: empresa que trabalha buscando apenas a venda de produtos selecionados de marcas exclusivas.

Loja de multimarcas: que é aquela caracterizada por trabalhar com todos os tipos de marcas e modelos para seus compradores.

Selecionando o modelo de negócio

Para que você possa escolher qual tipo de empresa você deseja, vamos observar um bom ponto estratégico para garantia de sucesso.

Em primeiro lugar, uma empresa do tipo Multimarcas renderia melhores resultados em locais como centros de cidades, por conta de atender a um público maior e menos específico, a variedade de produtos no comércio precisa ser mais variada.

Em segundo lugar, se você está situado em um local nobre, a empresa mais indicada é a do modelo Franquias, por conta da demanda exclusiva e seleção mais específica dos compradores.

Se acaso a ideia seja abrir um negócio em locais ou cidades turísticas, os calçados produzidos pelos habitantes da região chamarão mais a atenção dos visitantes de sua loja. Assim, talvez a loja de fábrica seja a melhor opção.

Reconhecimento de área

O estudo da concorrência é sem dúvida um ponto muito importante para análise de qualidade do produto.

Conhecimento sobre quais são os calçados mais vendidos em estações gerais do ano, bem como em ocasiões específicas como Natal, dia das mães, entre outros.

Em seguida, avaliar o atendimento também é necessário. O comportamento inicial dos vendedores, às vezes é um fator decisivo que garante a fidelização do cliente.

Investindo e formando a excelência na abordagem inicial, pode ter como resultado que a empresa seja respeitada e, por consequência, divulgada.

De conformidade com estudos realizados pelo Sebrae, os melhores pontos para comércio de calçados estão localizados em lojas de rua, onde o movimento de pessoas é alto.

Por isso, pontos estratégicos como esquinas, frentes de praça, e inícios ou fim de ruas são bem capazes de atrair mais visitas, devido a maior tempo de circulação ou parada de pessoas.

Regularizando seu negócio

A princípio, para regularizar seu negócio, é importante que haja um profissional de contabilidade, pois este possui conhecimento e capacidade devidas para auxiliar em todos os processos judiciais de abertura da empresa.

Um contador, além de ser indispensável na formatação jurídica e tributação mais adequada, age em virtude de que toda a operação esteja correta e que haja segurança no pagamento de impostos e outras obrigações legais.

Investimento em reforma, organização iluminação e estrutura são essenciais a fim de atrair clientes.

Posto que a imagem inicial que a sua empresa passa é o que desperta o interesse responsável em chamar atenção.

Vale ressaltar ainda que a primeira e mais importante fase do planejamento é colocar todas as ideias no papel e avaliá-las com atenção.

Por fim, estipular metas, definindo quais serão os valores a serem investidos e outras ações necessárias para que essas metas sejam cumpridas garantem a organização e controle de toda a produtividade de sua empresa.

Agora que você já sabe o básico para iniciar seu negócio, é importante saber que um negócio bem sucedido depende muito o planejamento estrutural e financeiro do empreendedor, então se quiser mais dicas de como se tornar um empresário de sucesso, continue acompanhando nossas dicas e informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como atrair clientes

Como aumentar a sua agenda de clientes

Sobra do Eva

O que fazer com a sobra da placa de EVA?