in

Organização Financeira

Organizar finanças
Organização finanças

Em todos os âmbitos da vida, a organização das finanças é essencial. Fazer o orçamento de ganhos e gastos da família, organizar as contas e avaliar a situação ao final do processo permite saber exatamente quanto entra e quanto sai da sua carteira.

Para a sua empresa não é diferente. Pense como se sua empresa fosse a sua casa. Gastar dinheiro sem necessidade com coisas não tão importantes pode ter como resultado a insuficiência de recursos para conseguir o que é realmente essencial.

Contabilidade

Grandes empresas contam com um setor de contabilidade, o que pode não ser viável para a realidade de pequenos empreendedores.

Por isso, saber pelo menos o básico sobre contabilidade gerencial é inegavelmente essencial para ter o controle de seus gastos.

Saiba colocar no papel todos os ganhos e gastos da sua empresa, para que você possa analisar qual foi o lucro real em um determinado período e concluir se o planejamento está correto.

Esses cálculos permitem identificar erros, para então corrigi-los e melhorar a lucratividade.

Tributação

A princípio, micro e pequenos empreendedores muitas vezes não precisam se preocupar muito com impostos, contudo, certos impostos ainda incidem sobre eles.

Se acaso sua empresa se enquadra no regime de Simples Nacional, como é o caso da maioria das empresas do país, saiba que, apesar de facilitados, os impostos ainda se fazem necessários.

Por outro lado, se sua empresa se enquadra em Lucro Presumido ou Lucro Real, o que é a realidade de empresas de médio e grande porte, outras regras se fazem vigentes.

Pesquise e estude sobre cada tributação da sua área fiscal e esteja em dia com as leis, evitando, assim, sofrer consequências desagradáveis.

Planilhas de ganhos e gastos

A princípio, saiba elaborar suas planilhas, não deixe detalhes de fora para ter o resultado mais fiel possível sobre a trajetória do seu dinheiro.

Analise o lucro bruto, então subtraia os gastos de cada etapa individualmente, a fim de evitar erros, chegando ao lucro líquido.

Dessa forma, você saberá exatamente quanto você lucrou em um período de tempo, descontados os custos em produção, mão de obra, tributação e demais deveres da sua empresa.

Uma vez que as planilhas estejam corretas, você é capaz de visualizar o futuro do seu negócio a curto e médio prazos.

Dependendo de como essas planilhas são elaboradas, é possível até que seja possível visualizar o longo prazo, com base na análise periódica desses dados.

Objetivos

Acima de tudo, nunca esqueça seus objetivos a longo prazo. Designe uma parte dos seus lucros para a realização desses objetivos.

Você deve se lembrar que reinvestir uma parcela dos lucros na empresa é muito importante para que ela dê ainda mais lucros ao longo do tempo.

Contudo, lembre-se de ter objetivos claros e realistas. Por exemplo, não adianta querer que sua empresa recém aberta se torne uma multinacional em três meses.

Por isso, entenda o prazo necessário para a realização de cada objetivo e se organize para que esses prazos sejam abreviados o máximo possível.

Controle

Se acaso sua empresa conte com profissionais que cuidam do setor de finanças, dê atenção especial aos relatórios fornecidos periodicamente.

Analise todos eles e saiba, sem dúvida, que os profissionais encarregados são competentes e confiáveis.

Por isso, você precisa ter um conhecimento básico sobre finanças empresariais, para que possa identificar erros nos indicadores e corrigi-los antes que se tornem um grande problema.

Por outro lado, se é você mesmo quem cuida das finanças da sua empresa, é ainda mais importante que você tenha esses conhecimentos, a fim de não cometer nenhum engano.

Com essas dicas de como organizar seus gastos, certamente você está pronto para praticar na sua empresa, e até mesmo na sua casa. Basta adaptar alguns detalhes para atender a sua realidade. Por fim, esperamos que você tenha tido um bom aproveitamento das dicas, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terceirizar sandálias

Quando terceirizar uma etapa da produção de calçados

Lucre mais

Planejamento e estratégia para aumentar os lucros