Tapete de EVA – Tatame desperta importância da cultura japonesa mas seu desenvolvimento nos trouxe mais do que um piso para dormir
Tapete de EVA é o resultado atual, mas a origem do Tatame ou Tatâmi se deu no Japão, era um tipo de tecido de palha entrelaçada, usado como tapete ou revestimento no piso tradicional japonês. O tatame tradicional é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa preta lateral. O seu formato e tamanho são padronizados. É o piso das áreas secas de uma residência e serve de medida para os cômodos.
Tatames eram originalmente um item de luxo quando a maioria das pessoas viviam em locais de chão batido. Atualmente no Japão é utilizado como superfície destinada à prática de poucos desportos de combate, como o judô, mas já se trata mais de um item de decoração.
O tapete de EVA no ocidente foi também introduzida pelos próprios japoneses, mas basicamente para a prática de esportes como judô e karatê. Ao longo dos anos é que a popularização desses e de outras artes marciais fizeram com que outros níveis de tatames fossem buscados.
Tapete de EVA é o final da evolução do Tatame?
Com pesquisas de matérias primas, testes técnicos, opiniões de profissionais, retornos de atletas e associações participando ativamente com suas críticas se deu o tapete de EVA que você conhece e utiliza hoje. Empresas como a EVA Brasil tem a aprovação de várias associações, academias e professores renomados por todo o Brasil que fazem questão do nosso tatame.
O que podemos concluir com o estudo é que o tapete de eva tradicional se deu especificamente pela necessidade de uma superfície para o descanso e o tapete de eva contemporâneo pela conveniência e segurança dos atletas profissionais e amadores que praticam inúmeros esportes atualmente.
Podemos dizer com certeza que temos o que há de mais moderno quando o assunto é qualidade.
Fontes utilizadas: Wikipedia