Sabemos que cada tipo de negócio possui diferentes custos e estruturas, por isso a necessidade de se conhecer além dos custos da empresa, o mercado o qual ela está inserida, pra então calcular o preço viável para a mesma.
A formação de preço de um determinado produto ou serviço é uma dificuldade enfrentada pela maioria das empresas de pequeno e médio porte, e a gente sabe, que um erro na hora de calcular o preço correto do produto pode acarretar prejuízo e perda de mercado.
Mas antes de tudo vamos conhecer um pouquinho sobre o conceito de lucro e formação de preço de venda. O lucro é o retorno positivo de um investimento feito por uma pessoa, ou seja, a remuneração daquele que ela investiu. A formação de preço é a seguinte: junção dos custos da empresa (fixos e variáveis) + o custo do produto + lucro pretendido.
Mas a questão é: quanto eu espero que determinado produto gere de lucro para que eu invista no negocio?
A dica é que se faça a definição do preço através do calculo com base no custo unitário do produto ou serviço.Abaixo segue um exemplo básico de como calcular o preço de venda pelo método conhecido como MAK-UP.O preço deve ser suficiente pra cobrir todos os custos despesas e impostos e no final gerar um lucro.
Somam-se todos os elementos inclusive o lucro desejado.
Preço de Venda | 100% |
ICMS de Venda | 18% |
PIS e COFINS | 4,65% |
Comissões | 2,50% |
Despesas Administrativas | 6% |
Lucro Pretendido | 20% |
TOTAL | 51,15% |
Logo:
______ 100%_______
100-(51,15%)
P= 100/48,85=2,047.
É preciso lembrar também da concorrência do mercado e que de nada adianta colocar uma margem de lucro muito alta se o mercado não aceita.
E não se esqueça: manter se bem informado é sempre muito importante.
Boa sorte nos negócios!!
Matéria escrita e enviada pela colunista e economista Mariza Souza.