O Processo para solicitar e conseguir a liberação de crédito junto ao BNDES é tão burocrático quando outras instituições, mas tem mais benefícios do que a maioria.
Conseguir crédito no BNDES tem as mesmas etapas dos outros bancos brasileiros e bancos estrangeiros, mas talvez tenha os benefícios mais claros e pontuais se conseguir se encaixar nos critérios estabelecidos pela instituição governamental que incentiva as MPMEs brasileiras.
O Processo
Antes de falar sobre benefícios, vamos esclarecer o processo (em 4 etapas e sub etapas) como um todo para que entenda a burocracia que irá enfrentar para obter o crédito e limite esperado:
- Cadastro
- Faturamento
- Patrimônio
- Limite de crédito
- Setor
- Risco
- Operação
- Capacidade de Pagamento
- Garantias
- Homologação e Liberação
- Certidões Fiscal e Previdenciária
- Sem pendências ambientais
- Não estar em Recuperação Judicial
Obviamente é preciso realizar o cadastro para solicitar o crédito junto ao BNDES, tal cadastro está disponível com os agentes financeiros (bancos credenciados), mas não perca seu tempo se não estiver em dia com as suas obrigações tributárias e sociais. Será necessário emitir certidões que atestem cada uma delas.
Se seu projeto tiver a necessidade de se enquadrar dentro da legislação ambiental e ainda não tiver a licença e/ou estiver em recuperação judicial não comece pelo cadastro. Resolva primeiro estas duas situações para que então comece a preencher o cadastro. Apesar de ser a última etapa, poderá perder muito tempo se não se preocupar com isso antecipadamente.
Ao preencher o cadastro você deverá dar informações sobre o faturamento e patrimônio da empresa, ressaltando que o BNDES não exige faturamento mínimo, porém é importante para o cálculo da capacidade de pagamento e o limite de crédito a ser liberado.
Isso pode significar um valor menor do que o esperado se for uma empresa recente, porém é praticamente certo a liberação de algum valor para que comece a investir em seu negócio.
Após o limite de crédito ser aprovado pelo agente financeiro será então negociadas as condições da operação: prazo, taxas, forma de amortização, carência, valor financiado, etc. Bem como as garantias necessárias.
Finalizada essa etapa o processo de concessão irá ser encaminhado para o BNDES que irá homologar e liberar o recurso ao Agente financeiro, para que seja repassada ao solicitante.
Classificação de Porte
PORTE | FATURAMENTO |
Microempresa | Até 2,4 milhões |
Pequena empresa | Acima de 2,4 milhoes até 16 milhões |
Média empresa | Acima de 16 milhões até 90 milhões |
Empresa média-grande | Acima de 90 milhões até 300 milhões |
Grande empresa | Acima de 300 milhões |
Garantias
Em função da dificuldade encontrada pelas micro, pequenas e médias empresas de oferecer garantias suficientes para conseguir o crédito, o Fundo Garantidor de Investimentos pode conceder garantia de até 80% do valor do financiamento, limitada a R$ 10 milhões.
Custo de um financiamento do BNDES
Composição para o caso de Taxa Variável:
- Custo Financeiro +
- Remuneração Básica do BNDES +
- Taxa de Intermediação Financeira +
- Remuneração da Instituição Financeira Credenciada
Nas operações de Taxa Fixa todos os encargos financeiros estão incluídos.
Para saber as condições operacionais de financiamento do BNDES, consulte o site do banco www.bndes.gov.br/maisbndes
DEIXAMOS CLARO QUE NOSSA INTENÇÃO NÃO É DE FORMA NENHUMA FAZER PROPAGANDA OU ESTIMULAR PREFERÊNCIA POR ESSA OU QUALQUER INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA OU INTERNACIONAL, PRIVADA OU GOVERNAMENTAL. NOSSO OBJETIVO É INFORMAR O FUNCIONAMENTO E DAR A POSSIBILIDADE DO EMPREENDEDOR/EMPRESÁRIO COMPARAR PARA PODER TOMAR MELHOR SUAS DECISÕES.