in

Como conseguir crédito no BNDES

Conseguir crédito BNDES
Crédito BNDES

O Processo para solicitar e conseguir a liberação de crédito junto ao BNDES é tão burocrático quando outras instituições, mas tem mais benefícios do que a maioria.

Conseguir crédito no BNDES tem as mesmas etapas dos outros bancos brasileiros e bancos estrangeiros, mas talvez tenha os benefícios mais claros e pontuais se conseguir se encaixar nos critérios estabelecidos pela instituição governamental que incentiva as MPMEs brasileiras.

O Processo

Antes de falar sobre benefícios, vamos esclarecer o processo (em 4 etapas e sub etapas) como um todo para que entenda a burocracia que irá enfrentar para obter o crédito e limite esperado:

  1. Cadastro
    1. Faturamento
    2. Patrimônio
  2. Limite de crédito
    1. Setor
    2. Risco
  3. Operação
    1. Capacidade de Pagamento
    2. Garantias
  4. Homologação e Liberação
    1. Certidões Fiscal e Previdenciária
    2. Sem pendências ambientais
    3. Não estar em Recuperação Judicial

Obviamente é preciso realizar o cadastro para solicitar o crédito junto ao BNDES, tal cadastro está disponível com os agentes financeiros (bancos credenciados), mas não perca seu tempo se não estiver em dia com as suas obrigações tributárias e sociais. Será necessário emitir certidões que atestem cada uma delas.

Se seu projeto tiver a necessidade de se enquadrar dentro da legislação ambiental e ainda não tiver a licença e/ou estiver em recuperação judicial não comece pelo cadastro. Resolva primeiro estas duas situações para que então comece a preencher o cadastro. Apesar de ser a última etapa, poderá perder muito tempo se não se preocupar com isso antecipadamente.

Ao preencher o cadastro você deverá dar informações sobre o faturamento e patrimônio da empresa, ressaltando que o BNDES não exige faturamento mínimo, porém é importante para o cálculo da capacidade de pagamento e o limite de crédito a ser liberado.

Isso pode significar um valor menor do que o esperado se for uma empresa recente, porém é praticamente certo a liberação de algum valor para que comece a investir em seu negócio.

Após o limite de crédito ser aprovado pelo agente financeiro será então negociadas as condições da operação: prazo, taxas, forma de amortização, carência, valor financiado, etc. Bem como as garantias necessárias.

Finalizada essa etapa o processo de concessão irá ser encaminhado para o BNDES que irá homologar e liberar o recurso ao Agente financeiro, para que seja repassada ao solicitante.

Classificação de Porte

PORTE FATURAMENTO
Microempresa Até 2,4 milhões
Pequena empresa Acima de 2,4 milhoes até 16 milhões
Média empresa Acima de 16 milhões até 90 milhões
Empresa média-grande Acima de 90 milhões até 300 milhões
Grande empresa Acima de 300 milhões

Garantias

Em função da dificuldade encontrada pelas micro, pequenas e médias empresas de oferecer garantias suficientes para conseguir o crédito, o Fundo Garantidor de Investimentos pode conceder garantia de até 80% do valor do financiamento, limitada a R$ 10 milhões.

Custo de um financiamento do BNDES

Composição para o caso de Taxa Variável:

  • Custo Financeiro +
  • Remuneração Básica do BNDES +
  • Taxa de Intermediação Financeira +
  • Remuneração da Instituição Financeira Credenciada

Nas operações de Taxa Fixa todos os encargos financeiros estão incluídos.

Para saber as condições operacionais de financiamento do BNDES, consulte o site do banco www.bndes.gov.br/maisbndes

DEIXAMOS CLARO QUE NOSSA INTENÇÃO NÃO É DE FORMA NENHUMA FAZER PROPAGANDA OU ESTIMULAR PREFERÊNCIA POR ESSA OU QUALQUER INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA OU INTERNACIONAL, PRIVADA OU GOVERNAMENTAL. NOSSO OBJETIVO É INFORMAR O FUNCIONAMENTO E DAR A POSSIBILIDADE DO EMPREENDEDOR/EMPRESÁRIO COMPARAR PARA PODER TOMAR MELHOR SUAS DECISÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BNDES

BNDES – Qual é a sua necessidade?

Fabricação de sandálias

Fabricação de chinelo – Qual tamanho do mercado?