A Black Friday é um dos dias mais importantes para o comércio brasileiro, juntamente com os mais tradicionais como o Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, por exemplo .
É uma data tradicional nos Estados Unidos que acontece na sexta feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta feira do mês de novembro. A ação aconteceu pela primeira vez no Brasil em 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online.
No ano de 2015 o comércio faturou cerca de 1,5 bilhões, nesse ano a Black Friday acontece no dia 27 de novembro e a expectativa é de um faturamento de 1,9 bilhões.
Essa é uma época em que as pessoas estão dispostas a comprar, como estamos em um período de crise econômica, os consumidores brasileiros se sentem mais atraídos por ofertas e descontos que possibilitem comprar algo que estão precisando ou até mesmo antecipar os presentes de Natal. Por isso é necessário que você esteja preparado e saiba se organizar para ter sucesso nas vendas.
Pensando nisso separamos 4 dicas para você começar a planejar e organizar a sua empresa para a Black Friday desse ano.
- Excelência no atendimento
Se certifique de que, especialmente nessa época, o seu setor de atendimento esteja preparado para o aumento nas vendas e treinado para um acompanhamento na pré e pós-venda. A equipe de atendimento precisa estar preparada para sanar dúvidas e ajudar os clientes, evitando problemas futuros como cancelamentos ou devoluções.
Qualquer descuido no atendimento pode fazer com que o cliente decida optar por outro fornecedor.
- Entregue no prazo
Com o aumento grande de vendas que se tem nessa data, é importante verificar com antecedência o seu estoque. Evite a venda de produtos em estoque negativo, isso pode fazer com que a estrega do cliente passe do prazo estipulado. Planeje os produtos que vão entrar na Black Friday e verifique desde já se eles possuem estoque suficiente para a estimativa de vendas que você quer atingir. Caso seja necessário entre em contato com o setor de atendimento da Eva Brasil e faça a reposição do seu material.
- Invista em publicidade
Primeiro planeje as ações de marketing com antecedência, pesquise os meios que deseja divulgar. Vale a pena investir em links patrocinados, divulgação em redes sociais, banners, emails para os clientes informando as promoções.
- Ofereça descontos reais
Muito é questionado a respeito dos descontos dados na Black Friday, mostre que a sua empresa é diferente, que os descontos oferecidos são reais e valem a pena para o bolso do cliente. Só participe da Black Friday se puder dar descontos reais aos seus clientes.